ARTIGOS

10/04/2017

A IMPORTÂNCIA DE APRIMORAR A ETIQUETA EMPRESARIAL

Por mais que não se dê muita importância para o termo “Etiqueta Empresarial”, ela é decisiva na hora da contratação de um profissional em cargo de relevância. Saber se comportar faz toda a diferença! A real noção de profissionais dentro das empresas saberem se comportar e o impacto da capacitação interna nessa área, traz resultados diretos nos negócios proporcionando o crescimento de uma empresa. É comum que profissionais altamente capacitados e competentes no que fazem acabam sendo demitidos de suas empresas por uma questão de postura. Etiqueta no convívio, trato entre pessoas, pontualidade, ser organizado, comunicar-se corretamente com as pessoas, obedecendo hierarquias, entre outros.

 

Para ajudar nessa matéria, segue algumas dicas fundamentais:

 

a) Pontualidade – deve ser o ponto de honra no ambiente empresarial.

b) A vestimenta diz muito para as outras pessoas - roupas discretas, sem modismos, decotes, cores berrantes e muito cuidado com a higiene pessoal.

c) Como diz o ditado é sempre a primeira impressão é a que fica- seja sempre cordial e prestativo- saiba ouvir e falar na hora certa.

d) Sempre ao entrar em um local solicite licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro e, só se sente se for convidado.

e) Se comunique corretamente com as pessoas, evite brincadeiras sem nexo, com dupla interpretação, busque olhar nos olhos e não se distraia durante a conversa.

f) Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente se tempo e sua mesa. Mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, em um local onde qualquer pessoa da empresa consiga localizar, quando necessário.

g) Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Evite falar de assuntos pessoais durante o horário de trabalho.

h) Lembre-se amizades no ambiente de trabalho é sempre um tema delicado !

i) Por fim,  celular, facebook nunca é bem-vindo. É comum empresas organizadas proibirem o uso destas ferramentas, para queo trabalho flua com atenção e cumprindo a razão de sua contratação.