Cape Town é uma cidade vibrante e diversa que oferece algo para todos. Se você quer explorar sua rica história, cultura e gastronomia, ou apreciar sua beleza natural impressionante, você nunca vai ficar sem coisas para fazer e ver na Cidade Mãe da África do Sul. Eleita uma das cidades mais descoladas do mundo, a Cidade do Cabo é daqueles destinos que esbanjam adjetivos irresistíveis. Suas belezas naturais são estonteantes, a gastronomia é rica e viva, e a cena artística é antenada, refletindo uma população moderna e muito acolhedora. Afinal, o país é um dos mais interessantes do continente, em que a Cidade do Cabo se destaca, sendo eleita pela Time Out como uma das melhores cidades para se visitar no mundo.
O turista pode visitar a icônica Montanha da Mesa, o colorido bairro de Bo-Kaap, a histórica Ilha Robben e a animada V&A Waterfront. Também pode se deliciar com alguns dos melhores vinhos do mundo, jantar em restaurantes premiados e experimentar a vida noturna da Long Street. Para quem ama a natureza e a aventura, pode caminhar, pedalar, surfar, remar ou voar de parapente nas paisagens deslumbrantes. Você também pode descobrir a diversidade da vida selvagem do Cabo Ocidental, desde pinguins e focas até baleias e avestruzes. Cape Town é uma cidade que vai te cativar com seu charme, beleza e energia.
A culinária da África do Sul é rica e diversificada, com pratos que refletem a história e as influências culturais do país. Alguns dos pratos mais típicos incluem o Bobotie, um bolo de carne moída temperado, o Biltong, uma carne seca similar à carne-seca brasileira, e o Boerewors, uma salsicha tradicional, além do Chakalaka, um acompanhamento picante de vegetais e o Bunny Chow, um pão recheado com curry.
Para se comunicar naquele país, a Cidade do Cabo fala africâner em casa, 28,7% fala xhosa, 27,9% falam Inglês, 0,7% falam sotho, 0,3% falam zulu, 0,1% falam tswana e 0,7% da população fala um idioma não oficial em casa. 76,6% dos residentes são cristãos, 10,7% não tem religião, 9,7% são muçulmanos, 0,5% são judeus e 0,2% são hindus.
SEGURANÇA
Em geral, é seguro caminhar pelo centro da Cidade do Cabo durante o dia. Áreas turísticas como Bo-Kaap, V&A Waterfront, Kloof Street e Long Street são geralmente seguras. Bairros como Camps Bay e Clifton também são seguros.
QUANDO VISITAR
A melhor época para visitar a Cidade do Cabo é durante a primavera (setembro a novembro) ou o outono (março a maio). Nesses períodos, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis e chuvas são menos frequentes, ideal para atividades ao ar livre e explorar a cidade. O verão (dezembro a fevereiro) também é uma boa opção, com dias ensolarados e praias movimentadas, mas pode ser mais quente e lotado.
COMO IR
A boa notícia é que, desde o ano passado, a África do Sul está mais perto do Brasil. Isso porque a South African Airways lançou voos diretos de São Paulo para a Cidade do Cabo com uma duração de 7h30, menos que uma viagem a Miami. Vale ressaltar que brasileiros não necessitam de visto para entrar no país. Mas antes de embarcarmos, algumas informações históricas nos ajudam a entender melhor o destino. Fundada pelos holandeses no meio do século 17, a Cidade do Cabo é a cidade mais antiga da África do Sul e, hoje, é a segunda maior do país, ficando atrás de Joanesburgo.
A partir do século 18, o controle do país passou várias vezes pelo domínio britânico.
A independência foi declarada em 1961, mas a verdadeira ruptura e a instalação da democracia só ocorreu em 1994, com o fim do apartheid e as primeiras eleições democráticas, que elegeram Nelson Mandela como o primeiro presidente da África do Sul.
Neste contexto, a Cidade do Cabo foi o centro político durante o apartheid e, atualmente, é um dos mais importantes núcleos geopolíticos, econômicos e turísticos do país. Ela é, inclusive, uma das três capitais sul-africanas, em que abriga o parlamento. As outras capitais são Pretória, capital administrativa, e Bloemfontein, capital judiciária. Tal divisão veio com o fim do apartheid como forma de distribuir os poderes forma mais equitativa.
CURIOSIDADES DA ÁFRICA DO SUL