A Atrio Hotel Management está implementando um novo sistema para o aquecimento de água, com tecnologia que substitui o uso de gás por bombas de calor elétricas. Atualmente, 35 hotéis do sul e sudeste do País operam com o novo sistema e outros 14 devem ser incluídos até 2026. As demais unidades administradas já utilizavam a solução que tem impacto ambiental significativo: a Atrio deixará de queimar cerca de 770 toneladas de GLP por ano, o equivalente a 13.471 árvores, ao mesmo tempo em que gera economia estimada em R$ 3 milhões anuais.
Três unidades se destacam como cases: K-Platz São José (SC), ibis Styles Parauapebas (PA) e ibis Carlos Barbosa (RS). Enquanto os dois últimos já zeraram o consumo de gás, o K-Platz inicia a operação totalmente livre de combustíveis fósseis nos próximos dias. Outros destaques são o ibis Santos Valongo e o Novotel Santos Gonzaga, certificados desde 2022, como Hotel Neutro de Carbono pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).
Guilherme Begnini, gerente de Engenharia da Atrio, explica que o projeto nasceu com foco em soluções de redução de impacto ambiental, mas a viabilidade econômica acelerou a adoção. "Assim que o sistema é instalado, o hotel já deixa de consumir gás para o aquecimento da água, o que gera impacto imediato na operação. A bomba de calor capta o calor do ar ambiente e o transfere para a água de banho, sem emissão de gases poluentes e com alta eficiência energética. Isso reduziu muito os custos e eliminou a queima de gás nas operações", pontua.