Casar fora do país se tornou o sonho de muitos casais brasileiros. Nesse roteiro, o Caribe tem se destacado como o destino mais procurado para quem busca unir celebração e viagem em uma só experiência, com localidades como Punta Cana e Cancún liderando a preferência dos brasileiros. Jamaica, Aruba, Curaçao e Bahamas complementam a lista. O apelo principal é o cenário natural, com praias de areia branca e águas azul-turquesa, que servem como o pano de fundo perfeito. Embarcar nesta aventura, contudo, exige um planejamento bem diferente do exigido para uma cerimônia convencional realizada no Brasil.
Um dos principais pontos é a antecedência, orienta Henrico Carlo, sócio e diretor da Cheers Travel , fundada em 2013, empresa especializada em serviços diferenciados a brasileiros que desejam se casar no Caribe. "Lembre-se de que seus convidados também arcam com a viagem, então escolha um destino e período que facilitem a participação de todos. Neste ponto, costumamos recomendar que o tempo ideal de planejamento para um destination wedding varia entre oito e 18 meses. O período mínimo recomendado é de 12 meses, tempo suficiente para organizar os detalhes e garantir que os convidados possam planejar a viagem para celebrar com os noivos", diz o especialista.
Casamentos no exterior podem ainda ter diferentes tipos de desenho, daqueles que vão desde cerimônias a dois, até grandes eventos, com até 180 convidados. "A média atual está entre 50 e 60 pessoas, o que permite celebrações intimistas e bem estruturadas", comenta o diretor. De acordo com Carlo, casais da classe B têm preferido resorts com boa estrutura e custo-benefício. Os mais procurados são Royalton Bavaro, Dreams Royal Beach, Dreams Dominicus e os resorts Sunscape. Já os casais mais abastados optam por experiências mais exclusivas e personalizadas, com destaque para o Hyatt Ziva Cap Cana, Hyatt Ziva Cancun e toda a rede Secrets, conhecidos pelo alto padrão e serviço premium.
Neste contexto, também é importante lembrar que o foco da celebração muda de apenas um dia de casamento para uma experiência que dura um fim de semana inteiro ou mais, permitindo que os convidados desfrutem do destino e criem memórias compartilhadas. "É uma oportunidade de, além de experiência completa e intimista em cenários paradisíacos, combinar a cerimônia com férias para os noivos e convidados", pontua Carlo.
Os valores para tocar em um destination wedding, comenta Simone, variam sempre de acordo com o local e a época do ano onde o casamento será realizado. "Como base, iniciamos com o valor de 1.000€, aproximadamente. Outro ponto importante é que a agenda da temporada de destinations é bastante concorrida, especialmente em feriados no Brasil ou no país escolhido. Para 2026, por exemplo, algumas datas já não conseguimos mais atender, e por isso, trabalhamos sempre com a agenda aberta para dois anos, agora 2026 e 2027", ressalta.