A saúde da mulher é um assunto importante para se falar durante o ano todo, mas em outubro, o tema ganha mais força com a luta contra o câncer de mama. Nos últimos anos, a campanha Outubro Rosa também vem conscientizando as mulheres acerca do câncer de colo de útero, problema cada vez mais comum e que pode ser causado pelo HPV (Papilomavírus Humano), um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Para o Dr. Fábio Argenta, diretor médico e sócio-fundador da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização, a vacinação é uma das formas mais eficazes de combater as infecções causadas pelo vírus.
Existem mais de 200 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dois tipos de HPV (o 16 e o 18) causam 70% dos cânceres de colo do útero e lesões pré-cancerosas na região. Também há evidências científicas que relacionam o HPV ao câncer de ânus, vulva, vagina, pênis e de orofaringe. “A vacinação oferece benefícios claros. Estudos mostram que ela pode reduzir em até 80% as chances de retorno da infecção em pessoas que já tiveram lesões causadas pelo HPV, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)”, explica o Dr. Fábio.
Argenta destaca ainda que a vacina contra o HPV também deve ser aplicada em pessoas que já foram infectadas pelo vírus. “Quem foi infectado por um subtipo ainda pode se proteger contra outros ao se vacinar”, completa. Abaixo, descubra quais vacinas devem fazer parte do calendário de vacinação para proteção contra o vírus Papilomavírus Humano e as diferenças entre elas. Confira:
VACINA QUADRIVALENTE (GARDASIL )
Protege contra 4 tipos de vírus do HPV, os vírus 6, 11, 16 e 18, que podem causar verrugas genitais, o câncer do colo do útero na mulher e o câncer do pênis ou do ânus no caso do homem. É possível encontrá-la nas redes pública e privada, e é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, pessoas vivendo com HIV/AIDS, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de violência sexual, sempre com autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade.
VACINA BIVALENTE (CERVARIX)
Disponível nas clínicas privadas de vacinação, a bivalente protege apenas contra os vírus 16 e 18, que são os maiores causadores do câncer do colo do útero, sendo indicada a partir dos 9 anos e sem limite de idade. Essa vacina protege contra o câncer do colo do útero, mas não contra as verrugas genitais.
VACINA NONAVALENTE (GARDASIL 9)
Já a nonavalente pode ser encontrada também em redes privadas de vacinação e protege contra 9 subtipos do vírus do HPV que são os vírus 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, que podem causar câncer do colo do útero, vagina, vulva e ânus, assim como contra verrugas provocadas pelo HPV. pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos em casos específicos, como histórico de HIV, AIDS, transplante de órgãos ou medula óssea, ou tratamento contra o câncer. Nesses casos, é necessário apresentar receita médica. Outras exceções abrangem pessoas dos 15 aos 45 anos vítimas de violência sexual, mesmo que previamente saudáveis.
QUEM PODE TOMAR A VACINA CONTRA O HPV?
A vacina HPV ofertada na rede pública é indicada para meninas e meninos de 9 a 19 anos. Já a Nonavalente pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos em casos específicos, como histórico de HIV, AIDS, transplante de órgãos ou medula óssea, ou tratamento contra o câncer. Nesses casos, é necessário apresentar receita médica. Outras exceções abrangem pessoas dos 15 aos 45 anos vítimas de violência sexual, mesmo que previamente saudáveis.
SOBRE A SAÚDE LIVRE VACINAS
Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas, especialistas em imunização com clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção a saúde de doenças imunopreveníveis. Com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional. Com mais de 230 unidades, entre abertas e em implantação, espalhadas pelo Brasil, a marca pretende faturar em 2025 R$ 101,5 milhões.