A revogação do visto físico para brasileiros que viajam ao México deve reaquecer um mercado que já foi um dos principais emissores de turistas para o país. Desde a exigência, em 2022, o fluxo caiu mais de 44%, com a perda de seis voos diretos e mais de 100 mil visitantes em dois anos, segundo a Secretaria de Turismo (Sectur).
E os números recentes evidenciam a tendência negativa. No ano de 2025, entre janeiro e novembro, o México recebeu 185.078 brasileiros, uma queda de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o Brasil enviou 195.478 mil turistas. Diante desse cenário, as redes hoteleiras que operam na região recebem a notícia do visto eletrônico com otimismo. O grupo Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de aproximadamente 20% no número de turistas brasileiros com a implementação do visto eletrônico.
“Com a nova facilidade de viagem, a recuperação da conectividade e um produto diferencial como o renovado Paradisus Cancún, acreditamos que será possível não apenas reconquistar parte dos visitantes perdidos, mas também criar as bases para duplicar o fluxo de brasileiros nos próximos anos, reposicionando o Brasil entre os principais mercados emissores para Cancún, Cozumel e Riviera Maya”, afirma Eduardo Mendoza, Diretor de Revenue Management no México.
Além do Paradisus Cancún, o grupo conta com outras três propriedades de luxo no México: Paradisus Playa del Carmen, Paradisus La Perla – Somente Adultos – e Paradisus Los Cabos – Somente Adultos. Também administra o Meliá Cozumel, em Quintana Roo, famoso por suas belezas naturais e reservas, que recebe um público expressivo de brasileiros, além do ME Cabo, da marca ME by Meliá, Meliá Casa Maya e Meliá Puerto Vallarta, todos com all inclusive.